Danos a propriedade: perdas substanciais dentro do setor são muitas vezes atribuídas a riscos como: danos físicos a fábricas e prédios; interrupção nos negócios devido a incêndios, explosões, explosões em nuvem (VCE), falhas de máquinas e catástrofes naturais (furacões, ventos, tempestades, enchentes); e interrupções na cadeia de suprimentos e na continuidade dos negócios.
Responsabilidade: esses riscos incluem lesões corporais de terceiros e danos materiais a instalações. Outros riscos relevantes são responsabilidade do produto/recall, transporte, meio ambiente e lesões ocupacionais/de segurança do funcionário.
Segurança virtual e atividades criminosas: ataques digitais maliciosos podem levar ao roubo de informações e à interrupção operacional, liberação acidental de materiais perigosos, são um componente crítico do gerenciamento de riscos da indústria química.
Reconhecer e lidar com ameaças emergentes ajuda a atenuar os impactos financeiros, operacionais e humanos relacionados a esses eventos adversos.