Mapeamento e Gestão de Risco no Sistema Elétrico Brasileiro

A capacidade de geração de energia total do Brasil é de 171,8 GW de potência, através de quase 9 mil empreendimentos por todo o país!

O Sistema Elétrico Brasileiro utiliza 6 fontes diferentes de energia, e a hídrica é nossa principal fonte com 106,2 GW de potência instalada.

Um mercado em evolução e atraindo cada vez mais capital que utiliza Mapeamento e Gestão dos Riscos para contribuir ao sucesso na operação e rentabilização dos investimentos na geração, transmissão e distribuição de energia.

Créditos: Alfredo Chaia – postagem publicada no Linkedin – https://www.linkedin.com/posts/alfredo-chaia_geraaexaeto-setorelaeztrico-aneel-activity-6630228565805801472-l-6q

 

Diretor-Geral da ANEEL, André Pepitone, também falou sobre o assunto em post publicado no Linkedin – https://www.linkedin.com/posts/andrepepitone_geraaexaeto-setorelaeztrico-aneel-activity-6630164691173851136-3w_Q

Você sabia que o Sistema Elétrico Brasileiro utiliza 6 fontes diferentes de energia? Água, combustível fóssil, biomassa, sol, vento e energia nuclear, geram energia para nosso país!

A energia hídrica é a nossa principal fonte, com 106,2 GW de potência instalada, entre usinas hidrelétricas (UHE), pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e centrais geradoras hidrelétricas (CGH).

As térmicas (UTE) ocupam o segundo lugar, com capacidade instalada de 42,8 GW, entre usinas fósseis (27,7GW) e de biomassa (resíduos, óleos vegetais, bagaço da cana, etc.) que possuem a potência de 15,1 GW.

Temos também 631 usinas eólicas com potência instalada de 15,4 GW, 421 usinas solares com 5,4 GW e 2 usinas nucleares (Angra I e II) com potência instalada de 2 GW.

Em experiência, ainda temos uma usina maremotriz (que utiliza o movimento das ondas do mar) no Ceará, no Porto de Pecém, com potência instalada de 50 kW.

A capacidade de geração de energia total do Brasil hoje é de 171,8 GW de potência, através de quase 9 mil empreendimentos em operação por todo o país! Geração SetorElétrico ANEEL

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked (required)