Um Plano de Gestão de Crise (Crises Mangement Plan) é constituído por vários outros planos, de forma alinhada e escalonada, entre eles: Plano de Emergência, Plano de Continuidade dos Negócios (Plano de Contingência), Plano de Recuperação de Desastres, Plano de Comunicação com a Comunidade e outros documentos que podem variar de acordo com o tipo de negócio.
Todos estes planos tem a proposta de formalizar ações sincronizadas que serão tomadas em momentos distintos na ocorrência de um evento não desejado, visando à continuidade, à recuperação e à retomada das atividades, evitar que os processos críticos de negócio da organização sejam afetados, reduzir perdas humanas, materiais e imateriais, Minimizar o impacto nos negócios; Proteger a marca; Estar conformidade às regulamentações.
O objetivo do plano de gerenciamento de crises é de minimizar o impacto em fatores tangíveis (ex.: perda de ativos, produtos) e intangíveis (ex.: marca), de forma rápida, organizada e proporcionar o retorno à normalidade no menor tempo possível.
Alguns problemas específicos estarão presentes na coordenação de operações em grandes eventos:
✅ A falta de uma estrutura clara de comando;
✅ A dificuldade em estabelecer objetivos e prioridades comuns entre os organismos integrantes da operação;
✅ A falta do uso de uma terminologia comum entre os envolvidos;
✅ Dificuldades de integração e padronização nas comunicações;
✅ Ausência de planos e ordens consolidados para a operação como um todo;
✅ A falta de controle sobre os recursos disponíveis;
✅ A utilização inadequada de recursos especializados;
✅ A dificuldade no estabelecimento de áreas, acessos e instalações;
✅ Produção precária e fragmentada de informações;
✅ Relacionamento precário com a imprensa.