fbpx

Riscos Associados à Expansão dos Mercados

A expansão dos mercados tem resultado em intrincadas soluções de produção com inúmeras interdependências e riscos associados.

Para além das lamentáveis mortes, desastre ambiental e reflexos para economia local, o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, Brumadinho impactou a reputação de todo setor e impôs prejuízos ao longo de toda cadeia da siderúrgica. Com a interrupção da extração, a mineradora não consegue abastecer as pelotizadoras com minério de ferro – dezena de milhões de toneladas por ano que por fim impactam a produção das siderúrgicas.

Contingência de fornecimento a partir de outras origens é inviável em função do alto custo e falta de logística especializada para o material. No limite, isso pode implicar no desligamento de auto-fornos e potencial risco de desabastecimento da cadeia do aço. Esse cenário deve servir de alerta a todas as cadeias produtivas – indústria e serviços, sobre a importância do efetivo (!!) controle dos riscos empresariais e real entendimento das interdependências de suas operações.

Os impactos podem ser muitos superiores às capacidades financeiras dos empreendimentos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked (required)

Fale pelo WhatsApp Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.