Em um ambiente hospitalar, as situações podem incluir violações de privacidade do paciente, erros diagnósticos, cirúrgicos ou de medicação, e outras condições perigosas.
Políticas de Gestão dos Riscos auxiliam os responsáveis por instalações hospitalares a educar os intervenientes sobre rotinas e procedimentos para controle do risco e exposições a responsabilidade civil. Além disso, analisa os erros médicos e profissionais do hospital e do profissional de saúde e faz recomendações de cobertura de seguro.
As analises se concentraram em aspectos relativos a integridade das operações e aspectos relativos a Vigilância, Prevenção e Controle de Infecções (internas e externas) que possam afetar os esforços para evitar e controlar surtos de infecções dentro das organizações; ou ainda exposição a agentes patogênicos de origem sanguínea ou doenças transmissíveis.
Suscetibilidade do prédio a danos: Ocupações como hospitais, instalações farmacêuticas e salas limpas são altamente suscetíveis, exigindo análises de integridade das instalações físicas e operações consideram
Alagamento e Inundação: layout inadequado pode criar uma exposição de inundação de escoamento de águas pluviais em qualquer lugar. Além disso, as inundações externas podem bloquear as rotas de acesso de e para o site, bem como interromper os sistemas de utilidades críticas. Ocupações como hospitais, instalações farmacêuticas e salas limpas são altamente suscetíveis e não toleram água dentro ou perto do prédio.
Sistemas de Ar Condicionado e Ventilação: Instalações de saúde são altamente suscetíveis a danos causados por fumaça; e é recomendável avaliar, impedir ou restringir a propagação de fogo, fumaça e calor através de shafts de cabos e hidráulica, sistemas de ar condicionado e ventilação.
Proteção Contra Danos por Líquidos: equipamentos e dispositivos médicos e laboratoriais de alto valor são especialmente suscetíveis a danos líquidos ou causados por água. Edifícios de vários andares adicionam um nível de complexidade, pois os líquidos que escapam normalmente fluem para vários níveis abaixo do ponto de origem. Porões são particularmente suscetíveis. A exposição a danos causados pela água foi identificada como a principal causa de perdas material em instalações de saúde.
Utilização de Materiais Radioativos: Edifícios contendo quantidades de material radioativo que podem ser carreados pelo ar ou água durante incêndios, explosões, tempestades, inundações ou outros perigos. Cenários onde a contaminação poderia interferir seriamente nas operações da hospitalares ou onde substâncias radioativas pudessem entrar em contato materiais suscetíveis a danos precisam ser mapeadas e gerenciadas.
Líquido Inflamável: a probabilidade e severidade do evento de incêndio dependerão da quantidade e natureza do líquido e da ocupação. Uma ocupação altamente sensível (ex. sala limpa e hospital) pode não tolerar menores quantidades de líquido em chamas. Independentemente, sempre faz sentido controlar a liberação e impedir sua ignição.
Eletricidade Estática: A eletricidade estática é gerada em diversas circunstâncias das operações e representa gatilho para potencial risco de incêndio e explosão. Em vários locais, pisos condutores são usados para evitar acumulações perigosas de cargas eletrostáticas. O piso serve como um meio de conectar eletricamente as pessoas e objetos para minimizar a chance de uma descarga de faísca.
Centros de Dados e Instalações Relacionadas: O principal risco associado a centros de dados e instalações semelhantes é o dano a equipamentos eletrônicos sensíveis causados por fumaça, líquido de várias fontes e exposições naturais a riscos. Incêndios envolvendo equipamentos energizados e cabeamento propagarão, liberando grandes quantidades de fumaça e não poderão ser completamente extintos até que a energia seja desligada.
Lei Geral de Proteção de Dados: A LGPD estabelece regras sobre coleta, tratamento, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais gerenciados pelas organizações e insere melhores práticas de gestão de dados. Abrange empresas no Brasil e organizações no exterior que ofereçam serviços no Brasil envolvendo tratamento de dados. Violações estarão sujeitas a multas de até 2% do faturamento, limitado a R$ 50 milhões por infração.
Armazenagem de Oxigênio: O oxigênio em si não é nem combustível nem explosivo. No entanto, a intensidade de qualquer incêndio ou explosão aumenta à medida que a quantidade de oxigênio no ar circundante aumenta. Alguns materiais, como graxas e óleos, que produzem incêndios intensos com ar, queimam em uma atmosfera de oxigênio com violência explosiva. Explosões podem ocorrer inclusive em medidores de pressão de oxigênio quando eles foram colocados em operação após serem calibrados em testadores comuns de medição de óleo.
Consulte-nos sobre como podemos ajudar a navegar por esses riscos para sustentar o crescimento e a lucratividade de seus negócios.