Sobre Como as Nações Enriquecem

Por volta de 1820, o avanço econômico se acelerou de modo perceptível pelo impulso (até então inédito) de inovações tecnológicas e poderoso incentivo ao crescimento econômico; com aumento da produtividade e consumo. Entretanto, cabe destacar aspectos necessários para que uma sociedade se desenvolva:

1.Direitos a Propriedade: Inovadores e comerciantes precisam de garantias de que seu trabalho não será arbitrariamente confiscado, e que terá direito de manter a justa recompensa por seus esforços.

2.Racionalismo Científico: O processo inventivo requer pensamento raciona estruturado, observação empírica e ferramentas que sustentem o avanço tecnológico.

3.Mercados de Capital: o capital continua a ser necessário para o desenvolvimento de projetos e ideias. Raros empreendedores dispõem do dinheiro necessário para a produção em massa daquilo que inventam, e o crescimento se torna impossível sem o capital oferecido por fontes externas.

4.Transportes e comunicações rápidos e eficientes: Inovações se estabelecerão desde que se possa levar produtos de modo rápido e barato até os consumidores.

 

Uma nação poderá prosperar quando esses fatores estiverem disponíveis. Em qual estágio de maturidade estamos em relação a esses fatores? Ref: W. Bernsatein

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked (required)

Fale pelo WhatsApp Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.